Editorial

O risco ainda existe

Quase que diariamente, as notícias mostram o cenário desfavorável presente no litoral

O novo decreto publicado pela Prefeitura de Paranaguá permite o retorno do funcionamento dos comércios não essenciais a partir de hoje, quarta-feira, 22. Por um lado, as medidas trouxeram alívio para os comerciantes, que ficaram 14 dias com as portas fechadas. Agora, vão poder retomar as atividades, desde que sigam todas as recomendações sanitárias necessárias neste momento.

Por outro lado, há o crescente número de casos da doença e também, lamentavelmente, de mortes. Quase que diariamente, as notícias mostram o cenário desfavorável presente no litoral. Os leitos para internamentos nos hospitais estão operando no limite, revelando a gravidade da situação e o quanto é importante que todos sigam as recomendações, para evitar justamente a ocupação total dos leitos disponíveis na região.

Com o comércio, assim como academias e igrejas, liberadas para funcionar, vale o que já vem sendo dito nos últimos meses: saia somente se for necessário, sempre de máscara, esteja atento aos sintomas e faça a higiene correta das mãos após tocar nas superfícies. Enquanto o comportamento dos cidadãos não for compatível com a gravidade da pandemia, mais decretos e mais medidas restritivas serão implantadas para conter a doença.

Cabe ressaltar que o perigo é maior para aqueles que fazem parte do grupo de risco, para os quais a orientação é evitar ainda mais as saídas desnecessárias. Os riscos existem, cabe a cada um analisar a quais está disposto a correr, para o próprio bem e para o bem do próximo, seja com ou sem medidas restritivas.

Você também poderá gostar

O risco ainda existe

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.