Editorial

O Paraná e empregabilidade de jovens

O Paraná é o Estado do Sul do País que mais gerou empregos entre jovens de 18 a 29 anos, em fevereiro

editorial

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontou, nesta semana, que o Paraná é o Estado do Sul do País que mais gerou empregos entre jovens de 18 a 29 anos, em fevereiro. O Estado também ficou em 3.º lugar na colocação no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os setores que mais empregaram jovens em fevereiro foram os de bens e serviços industriais, comércio, serviços administrativos, técnicos em nível superior, profissionais em ciências e artes e agropecuária. 

A inserção do jovem no mercado de trabalho é algo que deve sempre ser incentivado e o patamar que o Paraná assume atualmente mostra que projetos e ações voltadas para este público são fundamentais para alcançar tais índices. São muitos os benefícios que a empregabilidade de jovens pode gerar. Começar a trabalhar na juventude pode trazer mais responsabilidade, favorecer o aprendizado sobre o mercado de trabalho e contribuir na construção da carreira profissional.

A inclusão dos jovens no mercado de trabalho também chama a atenção para a capacitação deste público, pois muitos ainda não possuem experiência profissional. É de extrema relevância ofertar cursos gratuitos para àqueles que não possuem condições financeiras e que, muitas vezes, o emprego significa uma mudança que impacta na qualidade de vida de toda a família.

Portanto, dar a oportunidade para os jovens, tanto de cursos como de empregos, pode beneficiar toda a sociedade, à medida que os tira da ociosidade e desperta o interesse pelo trabalho.  Além disso, favorece a inclusão social com o primeiro emprego e colabora com o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias tanto no campo profissional como no pessoal desses adolescentes.

O Paraná e empregabilidade de jovens

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


O Paraná e empregabilidade de jovens

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.