Editorial

O conhecimento nos espaços históricos

Entre os muitos locais de grande aprendizagem, destaca-se o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade.

Paranaguá é uma cidade que exala história e cultura por todos os lados, pois as suas ladeiras, praças, vias e prédios históricos relatam a quem observa os usos e costumes de tempos idos, bem como a maneira como se deu a colonização do território paranaense. O município abriga muitas riquezas, dentre as quais o conhecimento, luz capaz de fazer com que se caminhe em direção ao desenvolvimento e transformação individual e coletiva.

Entre os muitos locais de grande aprendizagem, destaca-se o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná, o qual brinda a todos os visitantes e moradores com sua imponência nas proximidades do Rio Itiberê.

Cada pedra utilizada na construção do prédio, além de seu acervo primoroso, é uma peça que contém dados históricos, os quais vêm servindo de multiplicadores de conhecimento no decorrer do tempo.

Uma informação importante em se tratando do MAE é o aumento gradativo no número de visitantes ao local, o que remete ao pensamento de que mais pessoas estão voltadas a buscar conhecimento e cultura e estão se dirigindo ao local certo, pois o prédio faz parte da história de Paranaguá e deve ser reverenciado por todos os cidadãos.

É hora de os moradores na cidade se dedicarem mais à arte de amar Paranaguá e destinar um pouco de seu tempo a apreciar as belezas locais, tanto aquelas naturais quanto as culturais, que podem, sem sombra de dúvidas, trazer mais conhecimento a todos.

Que cada cidadão possa ser um agente transformador do espaço em que está, e para isso que se dê o primeiro passo: o respeito pela cidade-mãe do Paraná.

Você também poderá gostar

O conhecimento nos espaços históricos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.