conecte-se conosco

Editorial

O alargamento da orla de Matinhos e sua importância para o litoral

Não há fórmula mágica. Para se desenvolver é necessário investir. A engorda nas praias de Matinhos concede esperança de que o litoral paranaense crescerá cada vez mais

Publicado

em

editorial

Quem mora ou visita os sete municípios da região, sabe que avanços estruturais gigantescos são necessários no litoral do Paraná há décadas. Tanto é que esta demora em anos anteriores para que esses investimentos ocorressem fez com moradores e turistas compreendessem que essas benfeitorias seriam promessas que “jamais iriam sair do papel”, “conversa de pescador” e que o progresso só alcançaria as praias vizinhas ao Paraná. Ocorre que, em 2022, o início da engorda da praia de Matinhos demonstrou que sim, é possível mudar o litoral paranaense, com investimentos multimilionários, esforço e sustentabilidade, sem mentiras e sonhos impossíveis, mas com investimento e diálogo.

No dia 25 de junho o Governo do Estado deu início às obras do alargamento da orla de Matinhos. Em menos de uma semana após este pontapé inicial, o balneário de Caiobá, uma das principais praias da costa paranaense, já teve uma engorda de cerca de 500 metros da sua areia. As imagens veiculadas em matéria divulgada nesta edição comprovam este avanço na obra.

Não há fórmula mágica. Para se desenvolver é necessário investir. A obra de engorda nas praias de Matinhos concede esperança de que o litoral paranaense crescerá cada vez mais. Um investimento de R$ 314,9 milhões nesta benfeitoria fará o alargamento da praia em balneários de Matinhos em um trecho de 6,3 quilômetros, região que durante décadas foi afetada por ressacas, ocupações mal planejadas e desequilíbrio de sedimentos, gerando prejuízos ao turismo, à economia e à infraestrutura urbana.

Não é de hoje que se sabe que o turismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento do litoral do Paraná. O alargamento da praia de Matinhos é algo que contribui diretamente para o setor, com obras e diversas melhorias que serão feitas no Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos nos próximos anos. Tudo isso contribui para toda a região, pois o litoral é uma localidade integrada com a proximidade dos seus sete municípios, sendo que a vinda de turistas deverá ser ampliada com a entrega da benfeitoria, algo que beneficia a geração de renda, a economia e arrecadação de tributos nos municípios. 

Outro avanço que ocorrerá nesta sexta-feira, 1.º, onde, no Palácio Iguaçu, será apresentado o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba e seus acessos, entre o município e Matinhos. Esta é outra obra gigantesca aguardada há muitos anos pela população litorânea e turistas que gerará um impacto positivo em todo o litoral do Paraná.