Chegado o mês de novembro, as atenções se voltam para a saúde do homem. O objetivo do Novembro Azul é divulgar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O cuidado com a saúde pelos homens ainda é motivo de preocupação, pois o público masculino procura menos por atendimentos médicos e exames do que as mulheres.
Por isso, campanhas como essa ressaltam a importância de solucionar as dúvidas sobre o câncer, especialmente, o câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comuns entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde, apontou que o número de atendimentos de adolescentes meninos de 12 a 18 anos ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de meninas ao ginecologista da mesma faixa etária.
O movimento Novembro Azul teve início na Austrália, em 2000, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar a atenção das pessoas para a saúde masculina. Em pouco tempo, a ação se popularizou no mundo e os órgãos de saúde viram na campanha uma oportunidade para divulgar a prevenção tendo em vista o sucesso do Outubro Rosa, que alcança cada vez mais mulheres na busca da prevenção do câncer de mama e colo de útero.
No Brasil, o movimento ganhou força em 2012 por meio de uma parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, órgãos públicos, privados e monumentos de todo o País, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e do Jardim Botânico, em Curitiba, mantêm a iluminação azul em alusão à campanha. Portanto, que neste mês, a luz azul traga o tema à tona para quebrar os preconceitos sobre o exame e fazer com que os homens, a exemplo das mulheres, estejam mais atentos a sua saúde.