conecte-se conosco

Editorial

Nova Ferroeste e a expectativa de desenvolvimento

Uma das maiores expectativas é quanto a geração de empregos, estima-se que serão muitos para a realização da obra e também posteriormente com o interesse maior das empresas para se instalarem em Paranaguá

Publicado

em

A Nova Ferroeste, que ligará o Mato Grosso do Sul a Paranaguá, é um projeto considerado transformador para as regiões e Estados que abrange. Na manhã de sexta-feira, 1.° de abril, muitos detalhes e especificidades desse grande empreendimento foram apresentados para a imprensa local no litoral do Paraná. 

Várias audiências públicas serão realizadas na sequência para viabilizar a obra no aspecto socioambiental. Tanto que uma obra desse porte depende de entender as dificuldades que as comunidades que serão impactadas possuem, assim como a necessidade de avanços. Na área ambiental, são várias análises técnicas que precisam ser concluídas para que haja compensações dos possíveis danos que o empreendimento pode causar. 

O desenvolvimento econômico do País, principalmente no que tange o agronegócio e os portos paranaenses,  será fortemente beneficiado com a facilidade logística para transporte de cargas. Durante a apresentação dos detalhes da Nova Ferroeste, foi citado um dado importante, entre outros, um trem pode tirar até 600 caminhões das estradas, diminuindo o risco de acidentes nas rodovias e tornando esse transporte mais rápido e com menor custo.

Uma dúvida que a população de Paranaguá pode ter é com relação ao movimento de trens no meio urbano que tanto prejudicam a mobilidade. No entanto, foi afirmado que há recursos a serem aplicados no município para diminuir esse gargalo e resolver de vez essa dificuldade que perdura por anos. 

Uma das maiores expectativas é quanto a geração de empregos, estima-se que serão muitos para a realização da obra e também posteriormente com o interesse maior das empresas para se instalarem em Paranaguá. A torcida fica para que todas as fases para a realização da Nova Ferroeste sejam concluídas com êxito para que os benefícios sejam colhidos em um futuro próximo.