Neste sábado, 16, acontece o Dia D da campanha nacional de multivacinação em todo o País. Apesar da ampla quantidade de doses contempladas na campanha, as mesmas ficam disponíveis durante todo o ano nas unidades básicas de saúde. No entanto, a campanha, principalmente, o Dia D reforça esse compromisso com a imunização de crianças e adolescentes, além de ter as unidades abertas no sábado para facilitar o acesso da população.
Neste ano, a campanha tem um significado ainda maior pela meta que precisa ser cumprida para a proteção desse público. Isso porque, desde 2015, a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo. A pandemia de Covid-19 nos últimos anos também contribuiu para esta queda, intensificando as baixas coberturas. Procurar pelas doses e proteger a população deve ser uma prioridade para pais e responsáveis.
Nos últimos tempos, mais do que nunca, se provou a importância dos imunizantes, haja visto a queda das hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19 após a chegada da vacina contra a doença no País. Vacinas salvam vidas e é graças a elas que muitas doenças deixaram de ser registradas no País.
São 18 tipos de vacinas disponibilizadas aos municípios para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná já enviou mais de um milhão de imunizantes para os municípios. Com isso, espera-se que o Dia D de mobilização nacional marcado para esse sábado, 16, alcance um índice satisfatório para a proteção de crianças e adolescentes paranaenses.