Connect with us

Editorial

Mega Rocio potencializa viés turístico de Paranaguá

O Mega Rocio transcende a questão religiosa, ele potencializa o turismo local, trazendo mais turistas não só ao Santuário, como também a Paranaguá e ao litoral

Publicado

em

Mega Rocio

Turismo se faz com investimento e estrutura. Na quinta-feira, 29, foi inaugurado o Complexo Turístico Religioso Mega Rocio Dom Alfredo Novak, o qual possui grande importância e reforça ainda mais a imagem do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio como um dos principais polos religiosos do Paraná e do Brasil. Mais do que isso, o espaço será utilizado para festas, shows, conferências e outros diversos eventos. O Mega Rocio transcende a questão religiosa, ele potencializa o turismo local, trazendo mais turistas não só ao Santuário, como também a Paranaguá e ao litoral.

A obra ficou parada por uma década. Quem passava pela Praça Thomas Sheehan, tanto na Festa do Rocio, quanto em visitas ao Santuário, enxergava o “elefante branco” e podia questionar em que ano a obra seria entregue. O ano chegou: 2020. A benfeitoria é uma conquista de todos os parnanguaras, independentemente de contexto político ou religioso.

Outro ponto especial do Mega Rocio é o seu nome: Dom Alfredo Novak. O já falecido líder religioso era e é de grande representatividade em Paranaguá, que mesmo nos seus últimos anos de vida com todas as limitações físicas, sempre participou da procissão de Nossa Senhora do Rocio. A homenagem a ele é mais do que pelo seu papel dentro da Igreja Católica, como também como conciliador e líder comunitário em Paranaguá.  

A intenção do Santuário do Rocio era já utilizar o espaço na Festa do Rocio em 2020, entretanto, uma pandemia apareceu no caminho. Em 2021, após a vitória perante a Covid-19, mais um espaço moderno e amplo poderá ser usado para comemoração da vida.