Editorial

Medidas eficazes contra vilões do meio ambiente

Quando se fala em respeitar espaço ambiental, não se trata apenas de não jogar papel de bala e garrafa de água no chão.

A vida no planeta pede respeito para com o meio ambiente, isto é, a relação precisa ser pautada na preservação e convivência harmônica com o ecossistema, pois tais preceitos se tornam indispensáveis para se viver com qualidade no cenário atual.

Quando se fala em respeitar espaço ambiental, não se trata apenas de não jogar papel de bala e garrafa de água no chão ou atirar detritos pela janela do carro, vai muito além disso, pois tais ações representam falta de educação e cidadania, afetam indiscutivelmente o espaço, mas há outros problemas que, em muitas situações, se tornam invisíveis e vêm trazendo graves consequências ao meio ambiente.

Uma das questões a serem elencadas é a tão discutida utilização de canudos, aqueles objetos aparentemente tão inofensivos e com grande utilidade para se ingerir refrigerantes e sucos. No entanto, de inofensivos esses produtos não têm nada! Hoje eles são entendidos como  vilões do meio ambiente, em virtude não apenas da poluição, mas, sobretudo, da ameaça à vida marinha, pois os canudos vêm causando a morte de diversas espécies aquáticas, principalmente de tartarugas.

É importante se destacar que, de acordo com estimativas, somente nos Estados Unidos da América são usados e descartados 500 milhões de canudos plásticos diariamente. Cada um deles leva em torno de 500 anos para se decompor na natureza. No País norte-americano, várias cadeias de fast-food já anunciaram o banimento dos canudos.

Infelizmente, no Brasil não há à disposição estatísticas semelhantes, mas, segundo relatos de especialistas, o uso é bastante intenso no País, daí a necessidade de se buscar soluções para esse impasse, ou seja, faz-se necessário abolir a utilização desse objeto poluente e letal para tantos seres vivos e se implantar alternativas saudáveis para o cotidiano das pessoas, seja pela adoção de mecanismos reutilizáveis ou simplesmente do bom e velho copo de vidro, o qual após a devida e correta higienização pode ser utilizado por todos.

O meio ambiente precisa de cuidados contínuos e os alertas estão sendo dados constantemente. Agora, é o momento das pessoas se revestirem verdadeiramente do seu papel de cidadãos e exercerem essa cidadania, voltando seus olhos para todos os aspectos capazes de serem prejudiciais ao próprio ser humano e sua vida no planeta. Preservar e cuidar do espaço ecológico é primordial para se adquirir a tão almejada qualidade de vida.

Você também poderá gostar

Medidas eficazes contra vilões do meio ambiente

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.