Editorial

Mais vacinas contra a Covid-19 chegam ao litoral, mas há necessidade de repasses maiores

Dos imunizantes encaminhados à região nesta semana, há 720 doses da CoronaVac e 1.710 da AstraZeneca. Esta mescla de tipos de vacina demonstra a necessidade de que o Poder Público agilize a aquisição de vacinas produzidas por outros laboratórios e devidamente aprovadas pela Anvisa

Mais vacinas contra a Covid-19 chegam ao litoral, mas há necessidade de repasses maiores

Mais vacinas contra a Covid-19 chegam ao litoral, mas há necessidade de repasses maiores

Mais 134.900 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Paraná nos últimos dias, entre elas 2.430 foram encaminhadas ao litoral do Estado. Apesar da notícia ser positiva, a demanda por imunizantes é maior. O próprio secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou na chegada dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde (MS) que dialoga para que o Paraná receba um quantitativo maior do que o que está sendo repassado.

Dos imunizantes encaminhados à região nesta semana, há 720 doses da CoronaVac e 1.710 da AstraZeneca. Esta mescla de tipos de vacina demonstra a necessidade de que o Poder Público agilize a aquisição de vacinas produzidas por outros laboratórios e devidamente aprovadas pela Anvisa. Diversificar a imunização trará um número maior de doses e, consequentemente, vacinará um maior número de pessoas. 

Há um esforço de municípios e Governo do Estado para que a vacinação seja feita de forma rápida. A prova disso é a logística de envio às regiões do Paraná, algo que ocorre rapidamente pelos modais aéreo e rodoviário. Da mesma forma, municípios estão agilizando uma estrutura ampla para imunização, mesclando pontos centrais com atuação descentralizada de equipes de vacinadores. Entretanto, todo o processo depende de quantas doses são recebidas e, até agora, elas estão chegando a conta-gotas. 

Demoraremos meses para que se atinja uma imunização de 70% da população contra o Coronavírus em todo o Brasil. Até lá, nunca é demais salientar: devemos seguir com o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. Exercitar a paciência será algo necessário para superarmos a pandemia, entretanto, da mesma forma, o Poder Público deve agir com rapidez e coerência para trazer um número maior de vacinas à população. Vidas estão sendo perdidas diariamente para a Covid-19. O momento é de responsabilidade coletiva, com atitude, respeito à vida e à ciência. 

Leia também: “Lockdown” em Matinhos e litoral em alerta com a situação preocupante da pandemia

Você também poderá gostar

Mais vacinas contra a Covid-19 chegam ao litoral, mas há necessidade de repasses maiores

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.