A poucos dias da comemoração internacional do Dia da Mulher, o Governo do Estado divulgou um dado importante sobre a presença delas à frente dos negócios. No Paraná, o protagonismo feminino nos negócios é incentivado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através do programa Empreendedoras do Sul. A iniciativa é direcionada a empresas de diferentes portes que tenham ao menos 40% do seu capital social de sócias mulheres.
Desta forma, as empresas com essa característica podem financiar investimentos e capital de giro com redução de tarifas e taxas de juros. A ferramenta é uma aliada importante para que um Estado como o Paraná possa se desenvolver e incentivar ainda mais as mulheres empreendedoras, que não são poucas. Em diferentes áreas de atuação, o Estado tem o quarto maior número de mulheres à frente de empresas do Brasil, de acordo com estudo do Sebrae.
Fomentar o empreendedorismo de mulheres significa dar um passo importante quando se fala de inserção social e igualdade. Provida de muitos talentos, a mulher pode ter nesses financiamentos uma oportunidade de alavancar seu negócio e dar um destaque maior para suas empresas, alcançando outros patamares.
Os números mostram que além de terem muito potencial para desenvolverem suas marcas e exercerem um papel de protagonismo nas empresas, as mulheres paranaenses empreendem em todas as regiões do Estado. Uma pesquisa realizada em 2021 mostrou que Paranaguá estava entre as cinco cidades com o maior número de mulheres no comando das empresas, enaltecendo a participação feminina na sociedade também no litoral do Paraná. Portanto, tudo o que agrega valor e incentivo às empreendedoras merece destaque e fortalece os negócios e a economia.