O Hospital Regional do Litoral (HRL) é essencial para a saúde pública do litoral do Paraná. Seu atendimento público e gratuito, com qualidade e respeito junto à população dos sete municípios da região, possui evidente importância para toda a sociedade local. Um exemplo claro disso foi a pandemia onde, em um período de crise sanitária, o HRL foi essencial para atender milhares de pessoas. Milhares delas conseguiram vencer a Covid-19 nos leitos do hospital, e outras centenas, infelizmente, perderam suas vidas para a doença, entretanto com o tratamento necessário e capaz de ser feito em uma época onde nem mesmo tínhamos vacina.
A capacidade de atendimento do HRL é constantemente ampliada, tanto pelo aumento da população de Paranaguá e do litoral, como também pelos milhões de turistas que visitam a região, principalmente na temporada de verão. O centro de referência para afogamentos é um exemplo disso, responsável pelo atendimento a este tipo de caso de emergência, com profissionais de saúde qualificados e equipamentos modernos, com agilidade também na transferência de pacientes ao Hospital Regional, inclusive com apoio aeromédico.
Segundo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), desde 2019 o Hospital Regional já atendeu 49 pacientes vítimas de afogamento. Tudo isso por meio de 109 leitos, entre enfermaria e UTI, que são utilizados também para casos de trauma e maternidade.
Somente no primeiro semestre de 2023, mais de 9,2 mil internações ocorreram no HRL. São milhares de pessoas que recebem atendimento gratuito, focado na busca pela qualidade e na dignidade da pessoa humana. Investir no Hospital Regional é também investir em uma das principais demandas constantes e de urgência da população: a saúde pública.