A pandemia da Covid-19 está sendo dura e cruel com a população do Paraná e de todo o litoral. No Estado, cerca de 15 mil vidas foram perdidas para o Coronavírus, sendo que deste total, mais de 500 são pessoas do litoral. Este número triste, que tirou a vida de centenas de pessoas, castigando famílias em toda a região, poderia ser ainda pior se não tivéssemos a estrutura do Hospital Regional do Litoral (HRL) contra a pandemia, com estrutura e atuação heróica de todos os profissionais da saúde, que enfrentam frente a frente o risco da contaminação com o vírus para poder dar um atendimento de qualidade a pessoas de toda a região.
Nesta sexta-feira, 25, divulgamos na edição da Folha do Litoral News que o Governo do Estado investiu recentemente R$ 600 mil no HRL em reparos, bem como R$ 2 milhões em novo mobiliário, equipamentos e duas ambulâncias com UTI. Desde o início da pandemia, o hospital mais que triplicou as Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s), passando de 14 para 49 leitos, algo que tem relação direta com atendimento aos pacientes com Covid-19.
Outro avanço divulgado nesta semana foi de que o HRL passará a contar com as diretrizes técnicas e operacionais do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), estando ainda sob a gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas). Com isso, haverá uma integração do Hospital Regional ao CHT, rede hospitalar de referência ao atendimento de saúde e de enfrentamento ao Coronavírus em todo o Paraná. Esta é uma soma de forças para que a pandemia seja superada não só com a vacina, mas também com atendimento irrestrito e de qualidade a todos os pacientes infectados com o vírus.
E neste momento, sabe qual a principal forma de demonstrar esta gratidão aos profissionais da saúde e à rede hospitalar? Respeitar as medidas preventivas à Covid-19, ou seja, usar máscara, praticar o distanciamento social e a higienização constante das mãos e, é lógico, se vacinar contra o Coronavírus assim que chegar a sua vez.
Leia também: Pela vida de todos: distanciamento social e prevenção contra a Covid-19