Projetos sociais que amparam comunidades carentes, assim como abrigos, precisam de doações o ano todo. No entanto, é nessa época de fim de ano que sentimentos como empatia e solidariedade se fazem mais presentes e favorecem as instituições para que prossigam com o trabalho. A solidariedade é apontada como algo natural para a época e há várias formas de contribuir com a sociedade enquanto cidadãos.
Nem sempre a doação em dinheiro ou presentes é a única opção. Como a Folha do Litoral News já trouxe em edições passadas, o número de doadores de sangue cai nesse período do ano, portanto, esta pode ser uma oportunidade de começar a ser doador e ajudar o próximo.
Também há formas de ajudar mapeando as instituições presentes na cidade que realizam ações sociais nesse mês de dezembro. O Grupo Very Good, que existe há 23 anos em Paranaguá, é um exemplo e está arrecadando donativos para fazer uma festa para as famílias, especialmente aquelas que trabalham com a coleta de recicláveis. É hora também de recompensá-los por um trabalho tão necessário que contribui para a conservação do meio ambiente. Há, ainda, os abrigos que acolhem idosos, associações de bairro e várias outras iniciativas abertas para receber voluntários e/ou donativos.
A solidariedade deve ser cultivada durante o ano todo, pois em uma mesma cidade ou região há realidades sociais muito distintas que merecem a atenção da população diante de suas vulnerabilidades. Algo que pode ser insignificante para uns, pode fazer uma diferença enorme na vida de outros. Seja com alimentos, roupas, brinquedos ou tempo, ajudar o próximo sempre favorece quem recebe a doação e engrandece quem doa.