Visando às Eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem incentivado os jovens de 16 e 17 anos a fazerem a primeira via do título de eleitor. O objetivo é ampliar a participação deste público na votação que vai escolher o presidente da república, governador e um senador que estará à frente do Estado e do País por quatro anos.
Além disso, aqueles adolescentes de 15 anos que vão completar 16 até o dia 2 de outubro de 2022 também podem fazer o título e votar nas próximas eleições. A legislação estabelece que o voto, neste caso, é facultativo, mas é importante que já comecem a exercer esse direito, compreendendo a importância da democracia para as escolhas dos governantes que interferem diretamente no dia a dia da população.
O voto é apontado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como um ato de cidadania, estimulado a cada processo pela Justiça Eleitoral. O primeiro voto é uma experiência aos jovens eleitores que já podem ajudar, desta forma, a definir os rumos da democracia. Além de ser um passo relevante para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade.
Esse passo começa com a emissão do título de eleitor, que agora deve ser realizado de forma on-line por meio de telefones celulares ou computadores. O sistema TítuloNet, implantado devido a pandemia de Covid-19, permite que o eleitor resolva suas pendências com a Justiça Eleitoral, tire dúvidas e também faça a primeira via do documento de forma rápida e por meio da internet, algo que já faz parte do cotidiano dos jovens.
Que o eleitorado jovem, que hoje tem a informação na palma da mão, possa atender ao chamado da Justiça Eleitoral e se interesse em fazer parte da democracia, podendo escolher os candidatos que contribuam com a sua realidade e da dos que o cerca.