Conforme se verifica em matéria veiculada nesta edição da Folha do Litoral News, na sexta-feira teve início a entrega das mochilas escolares aos alunos da rede municipal de ensino. Aos olhos da população em geral, este pode ser um ato simples, que não tem grande representatividade para o processo educacional, no entanto, é inegável a necessidade de se equipar o aluno para que ele encontre motivação e incentivo que possam habilitá-lo ou prepará-lo para a aprendizagem.
Material escolar adequado e uniforme se constituem em elementos imprescindíveis para se construir um ambiente propício para a aprendizagem, pois eles têm o poder de dar igualdade entre os participantes, além de instrumentalizar o aluno para que possa estudar e ir em busca de conhecimento.
Com a entrega da mochila, desperta-se também o interesse da criança, a qual, comumente, possui o fascínio pela novidade, que tem o poder de estimular para a ida à escola e consequente participação nas atividades propostas no ambiente escolar.
Agora, é necessário que os pais ou responsáveis pelos alunos desenvolvam a consciência sobre a importância de cuidados básicos para conservação dos materiais, pois se trata de um investimento que não pode ser ignorado, isto é, todo material tem um custo, o qual não deve ser relegado a segundo plano. Espera-se que os pais ensinem cuidados básicos, os quais comumente são ensinados na escola, mas não se deve esquecer de que família e escola devem caminhar juntas, não há como acontecer o processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz sem a convergência desses dos importantes elementos.
Outro ponto a ser destacado é em relação ao poder de transformação que um gesto simples carrega consigo. Cada investimento na educação se constitui em um passo novo em prol do desenvolvimento do País, trata-se de um incentivo para a aprendizagem, consequentemente, de possibilidade de transformação da realidade em que a sociedade atual se encontra, além disso, ao se fornecer instrumentos para que a criança vá à escola e nela permaneça se está cuidando do futuro da cidade, do Estado e do País.
Em breve mais investimentos certamente virão e devem sempre ser recebidos com satisfação e ser comemorados por todos os munícipes, pois investir em educação é realmente cuidar do maior patrimônio da cidade, a sua população.