Na edição deste fim de semana da Folha do Litoral News, trazemos uma matéria não somente de utilidade pública, mas também de urgência sanitária, onde o médico Jhonatan Aredes reforça que todas as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 precisam urgentemente compreender a importância de tomar a segunda dose do imunizante. Infelizmente, há diversos registros no País de pessoas que conseguiram tomar a dose inicial da vacina e, infelizmente, não voltaram para a aplicação da dose complementar. Ou seja, até o momento não estão com a totalidade da proteção da vacina em seu organismo.
Todas as vacinas que estão sendo aplicadas neste momento demandam a aplicação de duas doses. Somente desta forma, o imunizante atingirá sua proteção e eficácia total, reduzindo drasticamente a chance de internamento e de morte. E mais do que isso, após a segunda dose, é necessário um período de cerca de 15 dias para que o efeito do imunizante ocorra totalmente.
A Folha do Litoral News, como veículo jornalístico que utiliza a informação científica como base de seu conteúdo, deve reforçar constantemente junto à população a defesa da vacina contra a Covid-19. Não somente isso, nossas pautas reforçam que somente com as duas doses a eficácia total do imunizante contra o vírus ocorrerá. Cabe também a todos nós, como cidadãos, reforçar não somente a segurança das vacinas, como também o fato de que é necessário tomar duas doses para que a proteção ocorra em sua totalidade.
Outro ponto salientado pelo médico é de que, mesmo tomando as duas doses da vacina, a pessoa poderá contrair o Coronavírus e contaminar outras pessoas, mas, felizmente, não morrerá ou será internado devido à doença. Ou seja, mesmo com a imunização completa, as medidas de prevenção devem prosseguir, com uso de máscara, não-aglomeração e higienização constante das mãos. Cabe a nós termos responsabilidade individual e coletiva. A luta pela vida é travada com um alicerce: a ciência.