Connect with us

Editorial

Doação de sangue está em baixa durante a pandemia

O grande pedido para 2021 é a empatia. Ela se expressa na doação de sangue, assim como no uso de máscara e medidas sanitárias durante a pandemia

Publicado

em

Doação de sangue está em baixa durante a pandemia

Em matéria divulgada nesta edição da Folha do Litoral News, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), destacou que está havendo redução no número de doadores durante a pandemia de Covid-19 em Paranaguá e no litoral. Um simples ato de doar sangue dura poucos minutos e pode beneficiar até quatro vidas, entretanto, muitas pessoas não doam por medo, preguiça ou até mesmo por falta de informação, algo que ocorre também com as medidas de prevenção à pandemia.

A empatia norteia o convívio social positivo. É ela que faz você se colocar no lugar do outro. No contexto de doação de sangue, você se coloca na posição de um paciente que precisa da transfusão em um hospital para salvar a sua vida, ou pensa em seus familiares e amigos que podem estar na mesma situação um dia. Mais do que isso, a empatia é um ato de fraternidade, é algo que expressa o bem na sua mais pura e humilde condição. 

Da mesma forma, as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 são atos que expressam puramente a empatia humana. Quando você coloca a máscara, adota o distanciamento e higieniza as mãos, você pensa no risco de contrair o Coronavírus, mas, mais do que isso, há uma reflexão de que você poderá contaminar outras pessoas, entre elas indivíduos de grupo de risco, que podem precisar de UTIs já lotadas ou até mesmo morrerem. 

Por isso o grande pedido para 2021 é a empatia. Ela se expressa na doação de sangue, no uso de máscara e medidas sanitárias durante a pandemia, na imunização sua e de sua família quando a vacina da Covid-19 chegar para que você não prejudique a imunização em massa da comunidade em que vive. E é a ciência, que ao lado da empatia, nos fez e nos fará evoluir ainda mais como sociedade humana. 

Leia também: Após festas de fim de ano, conscientização é essencial para controle da pandemia