conecte-se conosco

Editorial

Dia do Professor: para lembrar e valorizar

Que eles possam ser lembrados, homenageados e valorizados pelo que são e pelo seu papel na formação das próximas gerações

Publicado

em

editorial

Neste sábado, 15 de outubro, é Dia do Professor, uma data para lembrar e homenagear esses profissionais que tanto fazem a diferença na vida de crianças, jovens e adultos. Nessa edição, a Folha do Litoral News traz duas histórias de professores que descobriram o dom de ensinar e também o de se relacionar com o ser humano de maneira ímpar.

Cada vez mais, o professor precisa lidar em sala de aula com problemas que surgem de fora dela. São realidades e contextos diferentes observados no dia a dia que exigem desses profissionais um olhar humanizado que transcende o aprendizado passado em sala de aula. 

Nos últimos tempos, a tecnologia permitiu novas abordagens no campo educacional, mas também impôs um novo desafio. O professor que estava no posto de ensinar, também precisou aprender. O que se tornou ainda mais evidente durante os dois anos de pandemia de Covid-19. Nesse período, em que as salas foram substituídas por telas, não havia outra forma de transmitir o conteúdo senão tendo a tecnologia como aliada. E foram eles, os professores, que enfrentaram a situação por saber da importância da escola para os estudantes.

“Não conheço ofício maior e mais nobre, quanto o de preparar jovens para o futuro”. Com essa frase, um dos professores entrevistados para esta edição revela o quanto a profissão é indispensável e necessária. No entanto, nem sempre valorizada como tal. Um estudo da Fundação Carlos Chagas mostra que os professores brasileiros acumulam, em média, mais trabalho e são responsáveis por um maior número de salas de aula durante o ano letivo, em comparação com profissionais de educação de outros países.

Por isso, que neste Dia do Professor eles possam ser lembrados, homenageados e valorizados pelo que são e pelo seu papel na formação das próximas gerações.

Em alta

plugins premium WordPress