conecte-se conosco

Editorial

Vacinação contra a Covid-19 incessante é essencial para a continuidade do controle da pandemia

A estrutura de aplicação de vacinas contra a Covid-19, relacionada com a vinda contínua de imunizantes e adesão da população à vacinação, são fatos diretamente relacionados ao controle pandêmico que vivemos atualmente

Publicado

em

editorial

A Folha do Litoral News traz informações positivas com relação à vacinação contra a Covid-19, como, por exemplo, o salto positivo no número de vacinados contra a doença em Paranaguá, onde inclusive já está sendo aplicada a quarta dose em idosos acima de 60 anos, bem como com relação à chegada de novos imunizantes enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos sete municípios do litoral. A estrutura de aplicação de vacinas contra a Covid-19, relacionada com a vinda contínua de imunizantes e adesão da população à vacinação, são fatos diretamente relacionados ao controle pandêmico que vivemos atualmente. 

A chegada da Ômicron no início de 2022 gerou mais uma onda de internações e mortes devido ao Coronavírus, entretanto, da mesma forma, ocasionou a compreensão do Poder Público e da população em aderir à vacinação com a terceira dose ou às etapas vacinas não cumpridas. Visto isso, os cidadãos, confiantes na ciência e não dando ouvidos às notícias falsas, aderiram à imunização contra o Coronavírus e assim prosseguem em sua maioria. A Estação Ferroviária, conhecida também como “Estação da Cura”, foi um exemplo disso, com filas contínuas de moradores parnanguaras aguardando o seu momento de tomar a vacina. O espaço foi desativado no início de abril, com realização agora da imunização descentralizada contra a Covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS).

A procura pela vacina contra a Covid-19 prossegue vigente em Paranaguá, algo perceptível nas unidades de saúde de diversos bairros, incluindo na subprefeitura do Nilson Neves, que aplicará doses até a próxima sexta-feira, 29. Somado a isso, em abril, o município iniciou também a aplicação da quarta dose contra o Coronavírus em idosos acima de 60 anos. Há vacina, há locais para se vacinar, há confiança na ciência por parte do Poder Público e da maioria da população. Com isso, há também o controle pandêmico atual, inclusive com retirada da obrigatoriedade de máscaras em locais abertos e fechados, mas, para que isso prossiga, é necessário continuidade desta corrente de cumplicidade, coexistência e de empatia de que a vacina é o pacto coletivo e individual que está permitindo a vitória diária da sociedade contra a pandemia.

A tristeza de vidas perdidas que vivemos com a pandemia nos últimos dois anos nos trouxe um ensinamento de que a Covid-19 não permite jamais que haja um relaxamento total contra a doença. Portanto, olhe ao seu redor, lembre-se de como estávamos há pouco tempo e como estamos vivendo agora, com redução drástica de mortes e internações por Covid-19 no Hospital Regional do Litoral (HRL) e possibilidade de retomarmos a cada dia mais a vida normal. Saiba que a vacina foi essencial para que tudo isso acontecesse. Se você não tomou a primeira, segunda ou terceira dose, vá até a unidade de saúde mais próxima e faça a sua parte. Aos cidadãos que já podem receber a quarta dose, que assim o façam. Sejamos cidadãos responsáveis consigo mesmos, com nossas famílias, amigos, colegas de trabalho e sociedade. 

Continuar lendo
Publicidade