A exposição ao sol pode parecer inofensiva e já fazer parte de um hábito, principalmente para as populações que residem no litoral. Além disso, muito se ouve falar da importância da vitamina D, que é obtida através do sol, para o organismo. No entanto, o excesso de exposição solar pode trazer diversos prejuízos, como o câncer de pele, alvo da campanha Dezembro Laranja, difundida em todo o País.
Para ajudar a entender melhor sobre o problema e quais os cuidados necessários para evitá-lo, a edição de hoje da Folha do Litoral News traz informações de quatro médicos dermatologistas que atuam em Paranaguá. Absorver dicas de especialistas com vasta experiência na área é fundamental para que as pessoas saibam como se proteger e também ajudar a orientar seus familiares.
Embora esse tipo de câncer seja o mais frequente no Brasil, ele também apresenta altos percentuais de cura quando diagnosticado de forma precoce. Assim como os demais cânceres, a atenção às formas de prevenção e as alterações logo no início faz toda a diferença para o sucesso do tratamento e a recuperação do paciente.
É certo que a medicina evoluiu muito nos últimos anos e, com ela, os tratamentos para diversos tipos de câncer, assim como as maneiras de prevenir mais eficazes comprovadas por estudos ao redor do mundo. É importante que todo o conteúdo aprendido durante o Dezembro Laranja seja colocado em prática e vire um hábito durante todo o ano para que assim seja possível reduzir os índices da doença.
Leia também: Os preparativos para a chegada da vacina