Autoridades de saúde do Paraná têm pensado em novas estratégias para conduzir as ações de combate à dengue. Uma reunião realizada na semana passada pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue integrou representantes de várias secretarias estaduais para um balanço e análise das medidas já realizadas para o combate do mosquito transmissor da doença, tendo em vista o número de casos registrados no Paraná recentemente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá finalizou ontem, terça-feira, 19, um levantamento, tendo o bairro de Alexandra como o último bairro analisado, que vai identificar as regiões da cidade com mais focos do mosquito e que, portanto, merecem mais atenção durante as ações de controle.
O tema deve continuar em pauta no município nesta quarta-feira, 20, quando representantes da Defesa Civil estadual e da coordenadoria do Comitê de Controle da Dengue estarão no Sesc para uma reunião de parceiros. Entre os assuntos apresentados está a campanha da dengue organizada pelo Sesc que busca conscientizar a população acerca do problema.
A campanha “Aqui o mosquito não entra” iniciou em 2021 com a criação de um aplicativo que mobiliza escolas e as comunidades para identificação dos locais que possam acumular água. A iniciativa tem apresentado engajamento dos municípios para a causa que tem como objetivo principal aquilo que mais faz a diferença em todo o trabalho de combate: a limpeza e retirada dos objetos descartados de forma irregular.
Enquanto hábitos e atitudes sobre o destino correto dos objetos, além do cuidado em casa com itens que possam acumular água, não mudarem, casos de dengue continuarão sendo registrados. O alerta continua, por isso que as campanhas e ações contribuam para mudar esse cenário e evitar casos na região.