Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito novo prefeito de Curitiba com 531.029 votos (57,64%). Cristina Graeml (PMB) teve 390.254 votos (42,36%). O percentual de votos brancos foi de 2,92%, e nulos, 4,14%. Eduardo contou com o apoio do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do governador Ratinho Jr., ambos bem avaliados perante a opinião pública, forças significativas numa eleição dividida.
- Feriado nacional: 20 de novembro é Dia da Consciência Negra
- Pelo programa “Ganhando o Mundo”, estudante de Paranaguá fará intercâmbio para a Austrália
O primeiro turno deu o tom de quanto a campanha estava polarizada: Eduardo Pimentel com 33,51% dos votos e Cristina com 31,17%. Eis que entrou na coordenação da campanha de Eduardo Pimentel o deputado estadual Alexandre Curi, que fez a diferença definindo mudanças juntamente com ele. Assumiu também um novo coordenador de marketing, o argentino Jorge Gerez, que já trabalhou para o governador Ratinho Junior (PSD) em 2022.
Curi e Pimentel tiveram uma sinergia que o povo curitibano entendeu. Alexandre Curi enxergou o que precisava para alavancar a campanha, uniu forças políticas, evidenciou mais o que Pimentel tinha de melhor e fez uma comunicação plural, para todos, inclusive unindo grupos políticos antagônicos, tendo uma envergadura que faltara no 1º turno. O resultado é que Eduardo Pimentel, sempre seguro e coerente em suas propostas, foi firme e decisivo para que tivesse 57,64% dos votos, quebrando uma onda que visivelmente tinha dois polos: as pessoas que dependem dos serviços da prefeitura de Curitiba e as que não precisam desses serviços.
No discurso político, a candidata Cristina se colocava como vítima do “sistema”. A população entendeu que não é o “sistema” que elege; basta ver o resultado das urnas. O que elege é um plano de governo coerente, com propostas factíveis, exequíveis e sustentáveis. Importante ressaltar a escolha do vice.
Mais importante ainda é que Eduardo Pimentel sempre ficou focado em Curitiba, nos curitibanos e na convicção de suas propostas e ideias. No campo político, Eduardo Pimentel terá a oportunidade de ser o protagonista numa capital que é referência para o Brasil.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Rafael Greca e Ratinho Jr. tiveram seu papel de relevância política e estrutural. Alexandre Curi, o coordenador que comandou uma campanha polarizada ao extremo, mostrou sua percepção, capacidade de aglutinação e maturidade política, passando a alçar novos voos dentro do Estado do Paraná.
Eduardo Pimentel começa a escrever o seu protagonismo na prefeitura de Curitiba, cabendo a ele, e somente ele, fazer uma Curitiba cada vez melhor. Somando toda essa narrativa, quem ganhou essa eleição foi o curitibano e as pessoas que proporcionaram essa vitória.