A inserção de jovens no mercado de trabalho é algo que deve ser incentivado para que a experiência seja desenvolvida, algo tão exigido nas vagas de emprego. Além disso, inseridos no contexto do trabalho, eles começam cedo a ter noções sobre disciplina, organização, responsabilidades e podem aperfeiçoar suas habilidades já desde cedo na carreira que pretendem seguir.
Por isso, o programa Jovem Aprendiz é importante. Através dele, só em Paranaguá, 200 aprendizes realizam semanalmente aprendizagem teórica e prática em mais de 80 empresas da região. No último ano, 700 jovens foram encaminhados para concorrer às vagas de aprendizagem profissional e todos passaram pela experiência da entrevista.
Outro dado relevante é com relação às efetivações. No município, desde 2022, cerca de 70 jovens foram efetivados pela empresa que atuavam como jovem aprendiz. O que revela que o programa é tão vantajoso para os estudantes, como para as empresas inseridas no processo, que descobrem novos talentos e aptidão para determinadas funções. Ao invés de contratar um novo trabalhador e exigir determinado tempo de experiência, por exemplo, as empresas podem oferecer a oportunidade para aquele jovem que já está habituado com a rotina do local e manifesta interesse na atividade que exerce.
Dar essa primeira oportunidade pode ser decisivo, especialmente, para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Portanto, pode-se concluir que todos podem contribuir para o desenvolvimento dos jovens na sociedade: pais, professores e empresas. A educação abre portas e isso deve ser cada vez mais incentivado para que aumente o interesse dos jovens pelo mercado de trabalho e para que tenham sonhos e planos concretos para a sua vida profissional.