Na sexta-feira, 16, e sábado, 17, a Estação Ferroviária se viu inundada de esperança. O prédio histórico é o “quartel-general” da imunização contra a Covid-19 em Paranaguá e, nos dias em questão, realizou a campanha “Corujão da Vacinação”, onde cerca de 2,4 mil doses foram aplicadas em moradores, ampliando a faixa etária alcançada com a imunização para pessoas com 60 anos.
A logística feita pelo município para a imunização foi funcional e ampla, iniciando na noite de sexta-feira, 16, adentrando na madrugada do sábado, 17, e sendo encerrada posteriormente, durante o dia. Em menos de 24 horas, 2,4 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina. Quanto mais pessoas são imunizadas, mais perto estamos de superar a pandemia do Coronavírus.
O Sistema Único de Saúde (SUS) possui nos municípios uma estrutura para vacinação contra os mais variados tipos de doença. O brasileiro é acostumado a se vacinar, sempre foi comum aos cidadãos atualizar a carteirinha desde criança. Caso o envio de vacinas contra a Covid-19 seja acelerado, a imunização sem dúvida será intensificada, fazendo com que a pandemia seja controlada.
Quando há vacina contra a Covid-19 disponível, as coisas andam e a esperança de superarmos esta pandemia, que segue causando mortes na região, fica mais forte. Um exemplo claro é o que aconteceu em Paranaguá com o mutirão e o que está sendo percebido no litoral, onde, até a segunda-feira, 19, segundo o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 35.053 pessoas foram vacinadas com a primeira dose contra o Coronavírus e 11.216 foram imunizadas com a segunda dose. Que as vacinas cheguem cada vez em maior número e que toda a população seja imunizada contra a Covid-19 o mais rápido possível.