Connect with us

Editorial

Comércio e a prevenção contra Covid-19

É fundamental que o comércio respeite as datas de abertura estipuladas

Publicado

em

Os últimos números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com relação a pacientes infectados no Paraná, apontou que o litoral do Paraná não teve muitas alterações. A informação pode ser animadora no que tange a saúde pública e mostra que a situação está de certa forma controlada, como um resultado dos esforços aplicados nas últimas semanas pelos municípios.

No entanto, vale lembrar que é necessário continuar com o uso de máscaras e álcool em gel, pois a doença a cada dia revela mais casos no Estado e no País e também mais óbitos em decorrência de complicações da Covid-19. Concomitante a isso, há poucos dias, o comércio em Paranaguá reabriu suas portas de maneira escalonada, como forma de minimizar os prejuízos financeiros aos empresários.

A medida foi amplamente comemorada pelos comerciantes, mas o apelo da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá), assim como do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios), é para que os estabelecimentos cumpram o que está determinado no decreto.

Os representantes dessas entidades ressaltaram, em reportagem para a Folha do Litoral News, na sua edição de hoje, que é fundamental respeitar as datas de abertura estipuladas previamente pela prefeitura para que as medidas de proteção funcionem.

O enfrentamento ao vírus deve ocorrer dia após dia, observando sempre que cabe a cada um fazer a sua parte, desde a higienização correta das mãos, até o cumprimento de isolamento social como incentivado pelas autoridades em saúde. Privilegiar o comércio local nesse momento é tão importante quanto seguir à risca os protocolos recomendados para conter o avanço da doença.