A empresa Portos do Paraná desenvolve uma série de programas ambientais e reforça constantemente a importância dos cuidados com os recursos, tanto para a comunidade como internamente.
Dentre as ações, esta semana, a Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública encerrou as campanhas internas voltadas para economia de energia, da água e o correto gerenciamento do lixo, ações realizadas dentro do Programa de Educação Ambiental e que tiveram início no mês de fevereiro, envolvendo todos os funcionários.
Além da passagem da equipe por todos os setores para a divulgação da campanha e suas etapas, foram fixados cartazes em pontos estratégicos, bem como realizada uma palestra aos colaboradores como forma de ampliar a compreensão e a importância das boas práticas, não só na empresa pública, mas também fora do ambiente de trabalho.
As atividades fazem parte das exigências da Licença Ambiental de Operação.
Dentre os pontos, o primeiro enfoque foi a importância de economizar energia elétrica. O objetivo foi relembrar os colaboradores de ações simples que fazem uma grande diferença para o Meio Ambiente, como o desligar lâmpadas, telas de computadores, e o ar-condicionado quando não estiver sendo utilizado. Atividades do dia a dia que contribuem em muito para a redução do consumo e acabam contribuindo para o meio ambiente.
Outro tema abordado foi o consumo consciente da água, sendo que a campanha ressaltou formas de diminuir o desperdício de água. Para isso, os organizadores afixaram, em todos os banheiros, cartazes solicitando o fechamento correto das torneiras e informando sobre formas de economizar. Com o tema “Evite o Desperdício. A Economia é de Todos”, os materiais informavam que apenas 10 minutos de mangueira ligada correspondem a 186 litros de água; cinco minutos de banho equivalem a 45 litros de água; e uma torneira gotejando chega a desperdiçar 40 litros de água por dia – o equivalente a dois galões grandes de água mineral.
Outro item abordado foram os resíduos sólidos e o seu correto gerenciamento, com foco em produtos utilizados pelos colaboradores durante o horário de expediente. A campanha foi encerrada esclarecendo sobre a correta destinação de recicláveis (papel, papelão, plástico, metal e vidro), não-recicláveis (resto de comida, marmita, papel-toalha, guardanapo e máscara usada), e produtos que devem ser descartados em lixeiras diferenciadas da Diretoria de Meio Ambiente, como pilhas e baterias.
A escolha dos temas teve como foco medidas que possuem um impacto na economia de energia e de recursos naturais, inseridas em vários itens dos ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Destaca-se que a empresa Portos do Paraná é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Iniciativa louvável em que todos ganham e o meio ambiente agradece.