Editorial

Campanha preza pela garantia de direitos e acolhimento às vítimas de crimes

O tema “O que todas as vítimas têm em comum?” promove uma reflexão na sociedade sobre a necessidade de ouvir e acolher essas pessoas, além de garantir seus direitos, justiça e reparação no que tange a legislação brasileira

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O Ministério Público (MP) lançou uma campanha neste mês em todo o território nacional com foco nos direitos das vítimas de crimes. O tema “O que todas as vítimas têm em comum?” promove uma reflexão na sociedade sobre a necessidade de ouvir e acolher essas pessoas, além de garantir seus direitos, justiça e reparação no que tange a legislação brasileira.

A campanha tem vídeos e artes gráficas nas redes sociais para informar sobre o tema e orientar os cidadãos sobre os meios de pedir ajuda. A iniciativa se faz pertinente pelos índices no País. No Brasil, anualmente, milhares de pessoas são expostas a situações de ódio, exploração, catástrofes, fraudes e tantos outros crimes. Por isso, é preciso que toda a sociedade tenha condições de identificar quando esses direitos forem violados.

Todas as vítimas têm o direito de serem tratadas com dignidade e devem ser acolhidas e respeitadas. Para isso, é importante que a informação chegue a todas as pessoas para que não se sintam culpadas durante o processo de investigação. A exemplo dos casos de violência doméstica, quando as mulheres são muitas vezes apontadas como motivadoras do crime ou por não conseguirem colocar fim ao relacionamento abusivo.

A campanha do MP faz parte do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas que defende a priorização da vítima e a humanização dos processos para que a justiça chegue a todos que precisem dela. Voltando ao tema central da campanha, questiona o que as vítimas têm em comum, trata-se de cidadãos com direitos, que devem ser respeitados e buscados quando for necessário.

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Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.