O prato típico mais conhecido do litoral do Paraná e que não pode deixar de ser experimentado por quem passa pela região ganhou um importante reconhecimento nesta semana. O barreado, iguaria da culinária local, é a 100.ª Indicação Geográfica (IG) do Brasil. Desta forma, o prato e suas características típicas se tornam símbolo da cultura e gastronomia do litoral do Paraná.
A IG foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Associação de Restaurantes e Similares de Morretes e Região, que engloba 11 restaurantes de Morretes, Antonina e Paranaguá. Além de ser uma conquista para o Paraná, o reconhecimento do barreado é também um marco para o Brasil por ser a centésima Indicação Geográfica.
No Brasil, o registro é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. O País tem uma lei que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil e uma portaria que estabelece as condições para o registro de Indicação Geográfica.
Para ganhar a denominação de origem, são considerados alguns fatores como os aspectos geográficos relacionados ao meio ambiente como clima, solo etc; além de fatores humanos característicos da comunidade produtora ou prestadora do serviço.
Produzido há mais de 200 anos e apreciado até hoje pelos moradores e por quem visita o litoral do Paraná, o barreado enfim conquistou esse registro e marca esse momento também com relevância nacional. Esta é mais uma conquista para a região que, recentemente, comemorou a IG da bala de banana, em Antonina, devido à importância do produto para a economia e o turismo. Assim, o litoral se torna conhecido não só pelas suas belezas naturais, como também pela sua força de trabalho, cultura, história e culinária.