A Operação Verão Maior Paraná será encerrada no fim deste mês, mas o Corpo de Bombeiros já divulgou, na segunda-feira, 13, um balanço das ações. Em toda a faixa litorânea paranaense, foram entregues mais de 11 mil pulseirinhas de identificação para crianças, além de muitas ações preventivas e orientativas aos banhistas para evitar acidentes, mais de mil salvamentos e nove óbitos. O quantitativo revela o trabalho intenso dos guarda-vidas nas praias do Paraná e também que a prevenção pode fazer a diferença e garantir a segurança na hora da diversão.
Os postos de guarda-vidas funcionam nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, além de um posto tático-móvel em Morretes. São mais de 500 bombeiros militares e 130 guarda-vidas civis, que estão em 92 postos distribuídos em toda orla.
O Corpo de Bombeiros tem atuação de destaque em toda Operação Verão, pois além de realizar ações preventivas e de salvamento nas praias, tem um trabalho importante quanto à conscientização da população. A exemplo disso, nesta temporada, foi realizada mais uma edição do Projeto Surf-Salva. Trata-se de um curso que tem como objetivo propagar a prevenção de afogamentos por meio da capacitação dos surfistas e praticantes de esportes náuticos para que atuem de forma voluntária e segura. Ou seja, com a ação, se replica o conhecimento para oferecer ainda mais segurança.
Outro destaque é a atuação com as crianças, as 11 mil pulseirinhas distribuídas nas areias, desde o início da temporada, mostram como é importante protegê-las e afastá-las dos riscos que a praia oferece. Toda essa atuação com guarda-vidas nas praias continuará nos dias de Carnaval para que o feriado, que é tão aguardado para ser aproveitado nas praias, seja seguro e divertido para todos. Cabe também aos banhistas seguir as orientações e contribuir com o trabalho do Corpo de Bombeiros.