Editorial

Aulas presenciais da rede estadual terão retorno gradativo

As aulas presenciais na rede estadual de ensino do Paraná retornaram na segunda-feira, 10, em 200 colégios, de 68 municípios.

s30ftch 1619815170

As aulas presenciais na rede estadual de ensino do Paraná retornaram na segunda-feira, 10, em 200 colégios, de 68 municípios. O sistema adotado foi o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo.

Vale destacar que este retorno está ocorrendo em 15 dos 32 Núcleos Regionais de Educação, a maioria na região Oeste do Estado. Os espaços estão equipados com computadores e Internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes ao mesmo tempo.

A Secretaria de Educação do Paraná utilizou três critérios para a definição de quais colégios teriam prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Também foram priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para atividades remotas e, finalizando, houve a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco. As instituições de ensino seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar. Outro ponto importante é que o retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto, que inclui as plataformas digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso, que é entregue desde o início deste ano letivo.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, o retorno às aulas acontece paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, que ocorre neste mês, simultaneamente à das pessoas com comorbidades. 

Vale destacar também que a comunidade escolar encontra na página Aulas Seguras 2021, no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos. Para o sucesso deste retorno todos devem obedecer rigorosamente aos protocolos sanitários. Boas aulas e se cuidem!

Você também poderá gostar

Aulas presenciais da rede estadual terão retorno gradativo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.