Editorial

Aplicação da segunda dose da vacina em Paranaguá demonstra logística funcional de imunização

Mais do que comprovar a logística funcional da imunização em Paranaguá, a aplicação da segunda dose nos dá a esperança de que este processo ande de forma cada vez mais célere, chegando a todos os grupos prioritários e população em geral

Aplicação da segunda dose da vacina em Paranaguá demonstra logística funcional de imunização

Aplicação da segunda dose da vacina em Paranaguá demonstra logística funcional de imunização

Na segunda-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciará a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá. Após a imunização e espera de alguns dias, teremos no município as primeiras pessoas de fato imunizadas contra o Coronavírus, visto a alta eficácia da vacinação da Coronavac e AstraZeneca, principalmente com relação a possíveis internamentos e risco de morte.

O local de aplicação da dose complementar será a Estação Ferroviária, espaço que está sendo essencial pela localização centralizada, realizando imunização de idosos e profissionais da saúde, seja em drive-thru ou dentro do prédio histórico. Com a aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19, fica atestada uma logística funcional em Paranaguá para imunização contra a pandemia. 

É válido ressaltar que, assim que o cidadão toma a primeira dose, há a anotação na carteira de vacinação da data estipulada para aplicação da segunda dose. Somente tomando as duas doses o cidadão estará protegido contra o Coronavírus. Após isso, a pessoa deverá seguir as orientações do profissional da saúde responsável pela imunização, que indicará em quantos dias contará com a proteção da vacina em sua total eficácia. 

Mais do que comprovar a logística funcional da imunização em Paranaguá, a aplicação da segunda dose nos dá a esperança de que este processo ande de forma cada vez mais célere, chegando a todos os grupos prioritários e população em geral. No fim de semana em que ocorreria o Carnaval, fica mais evidente o quanto a pandemia mudou o mundo que conhecemos, bem como o quão valiosa e urgente é a vacinação.

Mesmo após o cidadão tomar as duas doses da vacina e aguardar os dias para que sua eficácia passe a valer, ele terá que continuar seguindo as medidas de prevenção como uso de máscara, distanciamento social e higiene. Isso deve ocorrer não somente pelo fato de que a pandemia só estará controlada quando a maioria da população estiver vacinada, com controle de casos, ausência de mortes e anúncio oficial do Poder Público.

Devemos nos vacinar, respeitar as medidas preventivas contra o Coronavírus e respeitar a ciência. Tudo isso é uma demonstração de senso de coletividade, coerência e respeito aos que já partiram devido à Covid-19, bem como a todos aqueles que ainda hoje lutam contra a doença internados no Hospital Regional do Litoral (HRL) e outras casas hospitalares. 

Leia também: Entender a priorização da vacina contra Covid-19 é ter senso humanitário e científico

Você também poderá gostar

Aplicação da segunda dose da vacina em Paranaguá demonstra logística funcional de imunização

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.