Editorial

Alto número de resgates no mar é alerta para segurança dos veranistas

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros divulgou um levantamento sobre os atendimentos realizados no litoral do Estado. Do dia 16 de dezembro até o dia 2 de janeiro, foram 664 resgates no Litoral do Estado, chegando à média de quase 37 por dia

editorial

A temporada de verão no litoral do Paraná começou no dia 16 de dezembro. Entre as tantas ações realizadas neste período, se destacam as voltadas para a segurança dos veranistas que vieram para a região para aproveitar as praias e toda a estrutura que tem sido ofertada com opções de esporte, cultura e entretenimento. Entre as frentes que atuam na segurança, sem dúvida, o trabalho do Corpo de Bombeiros é algo essencial na temporada, especialmente nesta em que há um grande volume de pessoas frequentando as areias.

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros divulgou um levantamento sobre os atendimentos realizados no litoral do Estado. Do dia 16 de dezembro até o dia 2 de janeiro, foram 664 resgates no Litoral do Estado, chegando à média de quase 37 por dia. Um número alto e que revela quão importante é o trabalho dos guarda-vidas nos balneários para socorrer as pessoas que apresentam dificuldades em sair do mar, além de ações preventivas com a distribuição de pulseirinhas para as crianças e orientativas a fim de evitar que os banhistas frequentem áreas proibidas e que oferecem risco.

Nesta temporada, o litoral registrou três óbitos por afogamento. Vale salientar que nenhum deles ocorreu em áreas protegidas por guarda-vidas, o que alerta para a importância de procurar sempre locais que tenham os postos e nos horários indicados para evitar problemas. É uma atitude simples que resulta em uma segurança maior para os veranistas.

Estima-se que houve um aumento de cerca de 150% nas orientações e advertências nas areias pelos guarda-vidas em relação ao ano anterior, algo que confirma que o público tem sido maior na região, o que também exige um efetivo significativo para atender a demanda. Portanto, a recomendação é a mesma de todos os anos, mas que nem sempre é lembrada ou dado o devido valor. Procure locais protegidos, cuidem das crianças e, em caso de emergências, busque o guarda-vidas mais próximo ou ligue 193. É fundamental que os moradores e turistas zelem pela segurança para que o verão seja bom para todos.

Você também poderá gostar

Alto número de resgates no mar é alerta para segurança dos veranistas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Alto número de resgates no mar é alerta para segurança dos veranistas

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.