A luta contra o câncer se constitui em uma batalha ferrenha, a qual precisa contar com a adesão dos cidadãos. Isso equivale a afirmar que todos os setores da sociedade podem contribuir de forma intensa e direta para reverter o quadro atual, em que tantas pessoas morrem vítimas dessa doença. Uma das contribuições é se adequando a situações e tendo em vista a adoção de métodos e maneiras de reduzir fatores de risco ambientais (poluição, alimentação pouco saudável etc.), ou, simplesmente, na consciência sobre o câncer, doença que potencialmente pode afetar qualquer indivíduo.
Essa conscientização tem o poder de fazer com que mais pessoas e setores se unam em prol da conquista por mais direitos na busca pela cura daqueles afetados pela doença, para os quais surge, como se pode ver nesta edição da Folha do Litoral News, um novo aliado: uma lei que garante a pacientes com suspeita de câncer a realização de exames em até 30 dias.
Tal notícia pode parecer simples para muitos, no entanto, é necessário se levar em consideração a diferença que um diagnóstico preciso e rápido terá no tratamento da doença. Para os pacientes afetados por esse mal cada instante é uma vitória, cada momento é a hora de se doar à busca por viver, por um medicamento eficaz que devolva a qualidade de vida a quem está doente e à própria família, a qual se vê atingida em muitos aspectos, sobretudo no emocional, pois acompanha o drama e sofrimento de um familiar.
Assim, é possível se perceber que a celeridade no diagnóstico é um avanço na busca pela saúde da população, pois pacientes com câncer têm urgência no atendimento, tendo em vista que estão lutando pelo bem mais precioso de qualquer pessoa: a vida.
Faz-se necessário que mais conquistas surjam e venham para propiciar mais esperança a todas as pessoas que sofrem por consequência do câncer; é preciso haver mais direitos e mais envolvimento da sociedade para se driblar esse mal que assusta tanta gente ao redor do mundo.