A temporada de verão combina com férias, descanso, viagens, lazer, banhos de mar e rios para espantar o calor e muitos programas divertidos e descontraídos com familiares e amigos. No entanto, é preciso ter cuidados com alguns problemas que se tornam grandes riscos à população, dentre os quais os cuidados nas águas ao se refrescar.
A primeira atitude necessária a todos os banhistas é ter responsabilidade e cuidado com o próprio bem-estar, isso requer prestar atenção em todas as orientações de guarda-vidas e autoridades competentes ligadas ao setor de segurança. Esses profissionais são qualificados e analisam o grau de periculosidade das localidades, identificando os pontos indicados ao banho de mar e rios, assim como assinalam as localidades em que se é proibida a entrada.
Partindo do princípio da integridade física, alguns itens são fundamentais neste período de verão, como se evitar saltar de cabeça de cachoeiras, elevações como pedras, pontes píeres, dentre outros, a fim de se resguardar de possíveis traumas, verdadeiras tragédias que podem, inclusive, ocasionar a morte ou deixar sequelas, além disso, um problema que vem afetando grandemente os banhistas nos últimos verões no litoral do Paraná são as queimaduras proporcionadas por águas-vivas e caravelas, o que pode afetar seriamente a pessoa se entrar em contato com tais organismos e, por ventura, tiver alguma alergia. O tratamento para as demais pessoas é sempre o mesmo: lavar o local afetado com vinagre, evitando as substâncias "milagrosas", pois essas podem agravar o quadro clínico.
Um outros cuidado básico é nunca esquecer-se de se proteger dos raios solares usando filtros adequados, pois as exposição em demasia ao sol é bastante prejudicial ao ser humano, Portanto, cuidados são necessários e fundamentais. Também não se pode descuidar da hidratação adequada, esquecer-se de ingerir água é não pensar no correto funcionamento do sistema corporal, boa hidratação é imprescindível para se ter saúde.
Ainda são muitos quesitos dignos de atenção dos veranistas, mas o imprescindível é sempre estar atento às orientações dos profissionais que atuam em diferentes frentes no litoral do Estado na temporada de verão. No mais é curtir cada momento e aproveitar a estação mais quente do ano.