Neste mês de agosto, várias ações de saúde no Brasil e no Paraná estarão voltadas para a saúde do homem. A Campanha Agosto Azul tem como objetivo orientar e conscientizar a população masculina sobre a importância de manter hábitos saudáveis e prevenir doenças. Especialmente, porque este público costuma procurar os serviços de saúde quando o problema já está instalado, o que dificulta o tratamento.
O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Sabe-se que uma das formas de ter sucesso no tratamento contra o câncer é a descoberta da doença de forma precoce. Por isso, se torna tão importante instituir a prevenção entre o público masculino, para que a qualquer sinal diferente que o corpo mostre, procurem ajuda e não esperem até que o problema se agrave.
Outra forma necessária e gratuita de prevenção é a vacinação. Desta vez, a campanha no Paraná traz o tema “Saúde do Homem, Imunização é Fundamental”, para alerta-los sobre a importância de seguir o esquema vacinal em todas as fases da vida. São várias as doses recomendadas para os homens como a Tríplice viral, Hepatite B, dT adulto, Influenza, Covid-19 e Febre Amarela.
No litoral, acerca da campanha Agosto Azul, haverá ações pela 1.ª Regional de Saúde de testagem e teledermatologia, que possibilita a elaboração de laudos à distância por médicos especialistas via sistema on-line. As datas ainda não foram divulgadas.
A campanha de incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná, foi instituída pela Lei nº 17.099 de 2012. Desde então, a iniciativa tem crescido a fim de promover a informação para o público masculino sobre a importância do autocuidado para se proteger e proteger a sua família.