conecte-se conosco

Editorial

Ações voltadas para a juventude e o incentivo à participação popular

Por meio da Secretaria de Assistência Social, eventos e novas iniciativas têm sido criadas para se aproximar desse público que representa o futuro da cidade

Publicado

em

editorial

Nos últimos anos, o município de Paranaguá intensificou as ações voltadas aos jovens no município. Por meio da Secretaria de Assistência Social, eventos e novas iniciativas têm sido criadas para se aproximar desse público que representa o futuro da cidade. Em 2021, por exemplo, foi criado o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude, órgão de representação da população jovem, fiscalizador da política municipal de atendimento aos direitos da juventude. 

Quando se fala no público jovem, algumas áreas precisam de atenção e são fundamentais para contribuir com a mudança que se quer na sociedade. Primeiro educação e cidadania, já que a qualificação profissional e o incentivo para o estudo é algo que deve ocorrer sempre por parte da família, escola e sociedade como um todo. Além disso, também é preciso pensar em políticas públicas que visam a empregabilidade, para dar oportunidades e gerar renda. Quanto a área do esporte, Paranaguá tem vários exemplos de jovens que são destaque em diferentes modalidades porque receberam suporte e contaram com projetos sociais que fazem um importante trabalho com a juventude no município.

Essas são só algumas das áreas que cabem políticas públicas a fim de proteger os direitos das pessoas, ajudar ou prestar serviços e, com isso, dar a eles uma perspectiva melhor de vida. Neste mês, Paranaguá oferece uma oportunidade para que este público coloque suas ideias em discussão e, assim, poder contribuir com ações que possam fazer a diferença nos jovens de agora e para as próximas gerações. Trata-se da III Conferência Municipal dos Direitos da Juventude, marcada para o dia 29 de setembro, evento voltado para facilitar esse debate e incentivar a participação popular.

Que essa e outras ações possam dar voz aos parnanguaras dessa faixa etária para a construção de uma cidade mais atenta a este público, dando a eles a oportunidade de participação nas áreas social, econômica, política e cultural e os tornando protagonistas e agentes transformadores.

Em alta

plugins premium WordPress