Na terça-feira, 23, assim como nas últimas semanas, o município atuou em uma força-tarefa de profissionais de saúde e servidores de Paranaguá na Estação Ferroviária com apenas um foco: acelerar a vacinação contra a Covid-19. Com o lote de vacinas encaminhado ao litoral no início desta semana (cerca de 9 mil doses), Paranaguá e os outros seis municípios da região conseguiram acelerar a imunização contra a doença.
Devido à alta procura e imunização rápida, Paranaguá iniciou a terça-feira, 23, vacinando pessoas com idade de 74 anos e terminou o dia ampliando a faixa etária para 72 anos. Isso traz esperança à população de que cada vez mais faixas etárias de idosos, além de grupos prioritários, sejam alcançados pela imunização, que é a única forma de superarmos a pandemia. O aumento de fabricação de imunizantes pelo Instituto Butantan e Fiocruz, com repasse do Ministério da Saúde aos estados, incluindo o Paraná, gera uma perspectiva mais otimista para que a vacinação contra o Coronavírus atinja um ritmo aceitável diante da situação crítica da pandemia. Isso se soma à possibilidade de compra de vacinas pelos Estados e municípios, algo que foi autorizado e que deverá dar ainda mais corpo à campanha de imunização no País.
A Folha do Litoral News quer cada vez mais noticiar novos lotes de vacinas contra a Covid-19 chegando ao litoral e a Paranaguá. Assim como toda a população, jornalistas estão desgastados mentalmente e fisicamente com o alto índice de óbitos e casos, informações tristes que precisam ser noticiadas aos cidadãos, mortes que muitas vezes são até mesmo de familiares e amigos daqueles que estão escrevendo a matéria em questão. A manchete que sonhamos dar é: Litoral supera a pandemia e alcança imunização coletiva contra a Covid-19. Para isso ser possível, o Poder Público precisa atuar aumentando cada vez mais o número de vacinados, e a população precisa somar forças, respeitando as medidas preventivas e defendendo a vacina e a ciência.
Leia também: Acelerar a vacinação contra a Covid-19 é uma necessidade sanitária e econômica