Editorial

A união em prol do bem-estar de todos

Nesta semana, em Paranaguá, ocorreu a inauguração do Centro de Referência ao Autismo, o qual se constitui no segundo do gênero no Paraná, sendo que só existia em Curitiba

De acordo com dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado, além de precisar conviver diariamente com preconceitos.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) se caracteriza por desordens do desenvolvimento neurológico, as quais podem se apresentar desde o nascimento ou surgirem no começo da infância.

As pessoas com esse espectro comumente apresentam dificuldades na comunicação social ou interação e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais e, em virtude disso, necessitam atendimento e tratamento diferenciados.

Nesta semana, em Paranaguá, ocorreu a inauguração do Centro de Referência ao Autismo, o qual se constitui no segundo do gênero no Paraná, sendo que só existia em Curitiba. Esse empreendimento vem como um estímulo e incentivo aos familiares de pessoas acometidas por TEA, os quais tiveram seus apelos ouvidos no que se refere à atenção, cuidado e respeito para com cada etapa do desenvolvimento das crianças com esse problema, as quais cotidianamente precisam ser vistas com olhos especiais, assim como elas o são, e seus familiares também precisam desses cuidados, pois lutam diariamente para que suas crianças sejam tratadas com dignidade e respeito.

Esta inauguração se constitui em um grande passo para que a sociedade como um todo reflita mais sobre suas ações e passe a enxergar cada pessoa da forma como deve: com amor e empatia, aspectos que toda criança autista e seus familiares conhecem muito bem e lutam para que mais pessoas entendam o TEA como deve ser entendido.

Você também poderá gostar

A união em prol do bem-estar de todos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.