conecte-se conosco

Editorial

A temporada de verão se aproxima

Mais do que isso, além de atender afogamentos, os guarda-vidas tem um trabalho importante de prevenção e conscientização dos que estão aproveitando os dias de sol na região

Publicado

em

Já começaram os preparativos para a Operação Verão no Paraná. As ações integram a capacitação de guarda-vidas para a segurança dos banhistas, inscrições para acadêmicos de educação física que irão atuar na temporada com atividades recreativas, além do cadastramento e preparação dos ambulantes, das ações de policiamento entre outras.

Em janeiro deste ano, durante o Verão Maior 2019/2020, os 91 postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros já tinham registrado queda de 27% dos casos de afogamentos em comparação à temporada anterior. Nesta temporada, que inicia no dia 13 de dezembro e se estende até o dia 22 de março, serão novamente 91 postos de guarda-vidas para atender os banhistas que, eventualmente, tiverem algum imprevisto nas praias do litoral paranaense.

Mais do que isso, além de atender afogamentos, os guarda-vidas tem um trabalho importante de prevenção e conscientização dos que estão aproveitando os dias de sol na região. As equipes também atuam em parceria com a imprensa para que a informação correta chegue até a população, tanto sobre os serviços prestados, quanto com relação a orientações e situação das praias na tentativa de evitar acidentes.

O número de visitantes no litoral na última temporada foi abaixo do observado em anos anteriores, o que ajudou nessa queda dos índices de afogamento. No entanto, é válido ressaltar a atuação do Corpo de Bombeiros que levou a conscientização para as praias, fazendo com que as pessoas tivessem mais cuidado ao procurar locais seguros para banho. 

Espera-se que, nesta temporada não seja diferente, que a população possa compreender os sinais de perigo e atuar junto com os guarda-vidas para que seja registrada novamente a queda dos salvamentos.