Connect with us

Editorial

A resiliência do professor em prol da educação de todos

Em tempos de pandemia da Covid-19, há professores que são resilientes não somente por eles, mas também por seus alunos, algo que está ocorrendo com as aulas on-line ministradas por educadores paranaenses e parnanguaras que se reinventam para que o ensino chegue aos lares de seus alunos de forma atrativa. O crescimento assim se torna coletivo

Publicado

em

Resiliência é a capacidade de se adaptar às dificuldades, superá-las e tirar de tudo isso uma forma de crescimento individual. Em tempos de pandemia da Covid-19, há professores que são resilientes não somente por eles, mas também por seus alunos, algo que está ocorrendo com as aulas on-line ministradas por educadores paranaenses e parnanguaras que se reinventam para que o ensino chegue aos lares de seus alunos de forma atrativa. O crescimento assim se torna coletivo.

É o caso da professora de Língua Portuguesa Anne Kelly Souza, do CEEBJA (Educação para Jovens e Adultos), a qual está realizando atividades remotas com inovação e interatividade aos seus alunos que contam com mais de 18 anos. O conteúdo repassado é direcionado e atrativo para esses estudantes com muita sede de conhecimento e de recuperar o tempo perdido.

Assim como no Ensino Infantil, Médio e Superior, nas aulas on-line do EJA o desafio é manter os estudantes atentos e conectados nas salas que passaram do espaço físico para o virtual. A professora Anne soube atrair seus “seguidores” de aprendizado para as aulas com atividades como varal de poesias, café virtual e cinema. Em tempos de fake news, ódio nas redes sociais e futilidades, usar a Internet para o conhecimento é algo a ser celebrado. 

O professor brasileiro é resiliente por natureza e por mais dificuldades que encontre, se recusa a desistir e persevera confiante de que somente seremos um País melhor se valorizarmos a educação.