Nesta semana, o Governo do Estado do Paraná anunciou uma nova parceria que vai ampliar as chances de emprego para jovens que estudam na rede estadual de educação. O chamado projeto Aluno de Sucesso nasce da cooperação com as Agências do Trabalhador e, será iniciado, em 35 colégios estaduais, divididos entre núcleos regionais de educação de Curitiba, Região Metropolitana (RMC) e Litoral e, depois, abrangerá também cidades do interior do Estado. A ideia central da iniciativa é encaminhar jovens estudantes para o mercado de trabalho, seja para vagas de estágio ou para trabalho formal.
O projeto deve facilitar o acesso ao mercado de trabalho pelos estudantes matriculados na rede estadual, dando oportunidades e encurtando o caminho entre a conclusão do ensino médio e o que para muitos pode ser o primeiro emprego. Com isso, se torna importante não só a valorização da manutenção desses jovens no ensino regular como também viabiliza uma fonte de renda para as famílias e para que estes possam construir suas carreiras e fomentar seus sonhos profissionais com base no estudo.
No primeiro semestre deste ano, o Paraná teve mais de 36 mil jovens entre 18 e 29 anos no mercado de trabalho e ficou em primeiro lugar no ranking nacional de contratos pela Agência do Trabalhador. Com a implantação do projeto, espera-se que esse índice aumente ainda mais para que os jovens recebam capacitação e consigam uma vaga para criar experiência de trabalho.
Visto por outro lado, essa também é uma forma das empresas angariar novos talentos e treinar funcionários que apresentam habilidades para determinadas funções. Ou seja, com projetos de incentivo como o divulgado nesta semana todos ganham, os estudantes por saírem da escola empregados, as empresas e as famílias que passam a ter mais uma renda com o jovem no mercado de trabalho.