Há quem diga que o esporte precisa ser valorizado para tirar crianças e adolescentes das ruas e para que novos talentos sejam descobertos nas diversas modalidades existentes. Mas, para isso, sabe-se que é preciso esforço contínuo do Poder Público para construção de novos espaços como ginásios e quadras poliesportivas, e manutenção dos já existentes. Além do cuidado da própria comunidade, que deve reconhecer esses locais como áreas de lazer, prática esportiva e formação de atletas.
Com 35% das obras concluídas, a expectativa é que o Ginásio de Esportes Albertina Salmon, em Paranaguá, seja o mais moderno do Paraná. O local estava há muito tempo necessitando de reforma para que os atletas da cidade pudessem usufruir as instalações. Com a reforma, o espaço poderá ser utilizado amplamente por diversas modalidades e promover competições municipais e estaduais.
Diante de vários bons exemplos de atletas brasileiros, é inegável a relevância do esporte no âmbito profissional, social e também no que tange à saúde. A necessidade de incentivá-lo nas cidades parte do princípio educativo de formação dos indivíduos, promovendo disciplina, respeito com o outro, espírito de equipe e solidariedade. Sem contar o resgate social dos jovens e da prevenção da violência.
Por isso, a reforma do Ginásio Albertina Salmon é motivo de comemoração principalmente para os profissionais que trabalham com educação e incentivo à prática de atividade física. O ensino do esporte, desde a infância até a juventude, só poderá ser construído com o aporte de recursos e com o olhar voltado para a prevenção das mazelas da sociedade. Que Paranaguá, daqui a alguns meses, tenha melhores condições de treinar os atletas já existentes, e de viabilizar o treinamento de outros para a construção de um futuro mais próspero.