Editorial

A cultura da paz e a construção de ambientes sem violência

Discutir e defender a cultura da paz se faz relevante no atual cenário do País

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Um dos grandes desafios das escolas e da sociedade como um todo é trabalhar para minimizar a violência entre os jovens. Para discutir a problemática e ouvir o que os alunos têm a dizer sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em cooperação com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tem colocado em prática, em Paranaguá, o projeto Cultura da Paz. 

Implementado neste ano, já foram apontados resultados positivos como a frequência nas escolas estaduais do município. O projeto, com o apoio de um professor consultor, chama os alunos para participarem da construção das ações e os convida a pensar nas melhorias necessárias para um ambiente escolar mais pacífico.

Mudar a forma de pensar a realidade na qual estão inseridos pode trazer uma consciência melhor sobre os tipos de violência que podem ocorrer no ambiente escolar e evitar situações como depredação do espaço físico, vandalismo, brigas, bullying, xingamentos e discriminações. Com isso, o projeto pode não só colaborar com a qualidade de vida dos estudantes como implicar na melhora do ensino público e em resultados na aprendizagem.

Discutir e defender a cultura da paz se faz relevante no atual cenário do País. A questão da violência no Brasil é uma das maiores preocupações, já que os homicídios são uma das principais causas de morte entre homens jovens de idades entre 15 e 39 anos, sendo que a maioria das vítimas é constituída por homens negros.

Por isso se faz tão importante e necessário trabalhar na construção de uma sociedade mais harmônica, com acesso aos seus direitos e capaz de manter relações pacíficas para evitar casos de violência. Que o projeto aplicado em Paranaguá possa se destacar com ações voltadas à comunidade escolar e ser ampliado a outras regiões do Estado.

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A cultura da paz e a construção de ambientes sem violência

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.