Editorial

2021: um ano que já nasce com esperança

Apesar de todos os percalços, conseguimos seguir em frente, logicamente com vidas perdidas e com cicatrizes, mas estamos vivos como sociedade e devemos ressurgir em 2021 melhores do que jamais fomos

bod0o5 w 1609183915

Onde você estava no último Réveillon? Qual era sua expectativa para 2020? Acredito que, por mais pessimista que fosse, jamais pensaria que uma pandemia iria se alastrar pelo mundo e ceifar tantas vidas no planeta, inclusive de familiares, amigos e pessoas conhecidas em Paranaguá e no litoral. Mais do que isso, nunca iria suspeitar que um vírus microscópico iria nos distanciar tanto um dos outros, trazer dificuldades econômicas e incertezas quanto ao futuro. Apesar de todos os percalços, conseguimos seguir em frente, logicamente com vidas perdidas e com cicatrizes, mas estamos vivos como sociedade e devemos ressurgir em 2021 melhores do que jamais fomos.

O surgimento da vacina contra a Covid-19 em dezembro de 2020 e o início da imunização no Brasil e no Paraná cada vez se aproximando mais fazem com que o ano de 2021 já nasça com esperança. Sim, esperança, uma palavra que ilumina tanto o caminho para o futuro, um sentimento de otimismo perante a dificuldade. No contexto atual, a esperança está atrelada à ciência, à tecnologia e à forma que a humanidade soube enfrentar conjuntamente um mal que nos assolou e assola. 

Já falamos tanto na Folha do Litoral News sobre a importância do uso de máscara, da necessidade de distanciamento, da higiene e de não aglomerarmos neste fim de ano, que neste editorial vamos procurar pensar lá na frente. Pensar em quando tivermos tomado a vacina, na cura, na superação do vírus. Quando isso acontecer, devemos pensar também não somente na saúde física, mas na mental. O estresse e a ansiedade foram sentimentos frequentes no nosso dia a dia no ano que se encerra e eles deixam machucados na alma. Devemos tratá-los com mais amor, respeito, sentimento de coletividade, fraternidade, seja com base na religião, seja com uma visão humanista. 

O ano de 2020 mostrou a fragilidade humana e a necessidade de repensarmos nosso futuro. A individualidade tão forçada com a tecnologia evoluindo cada vez mais se mostrou oca, sem essência. O que nos torna gente de verdade é “gente perto de gente”, é coletividade, é a nossa família, os nossos amigos, o nosso companheiro ou companheira de vida, os nossos colegas de trabalho, o abraço na esquina, a conversa descomprometida, o sorriso gratuito. Para nós, da Folha do Litoral News, o que tornará 2021 um ano brilhante e esperançoso é você leitor acompanhando as nossas notícias, participando delas ativamente nas bancas, nas praças, em sua casa, nas plataformas digitais e redes sociais, sendo fonte das nossas matérias. Este elo entre o jornal e a sociedade jamais será rompido e é o que nos move para sermos melhores a cada dia. 

Leia também: Pacto pela vida: é hora de sermos responsáveis

Você também poderá gostar

2021: um ano que já nasce com esperança

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.