A Black Friday, incorporada ao calendário do varejo nacional desde o ano de 2010, já é a quinta data mais importante para o setor, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
Em Paranaguá, o comércio está com uma boa expectativa para que a data contribua no reaquecimento das vendas.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas), Humberto Máximo da Costa, destaca que a tendência da data é reaquecer o mercado. “Uma das datas comerciais mais aguardadas do ano, a Black Friday se aproxima com grande expectativa para o varejo. Desde 2010, a Black Friday movimenta o comércio em números exponencialmente maiores ano após ano, traduzidos em recordes de vendas. A Black Friday traz um fluxo de caixa para os lojistas. Neste momento, a Black Friday veio para trazer uma boa perspectiva, já que o dinheiro do caixa do lojista traz também novas contratações. Então ela acontecer agora, com a Copa do Mundo, vai reaquecer o mercado”, disse Humberto.
Aciap
O diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap, Anwar Hamud Hamud, enfatiza que a Black Friday é uma data consolidada. “Esta é uma das datas mais aguardadas pelo comércio varejista. Antecede o Natal, e já é uma preparação para o comerciante para o movimento natalino. Uma data bem importante, e a expectativa é alta, ainda mais nesse ano que é pós pandemia e sem tantas restrições de abertura e fechamento. O comerciante esse ano está otimista, diante de tantos entraves e obstáculos que o comércio teve nos dois anos com a pandemia. O consumidor está mais ávido em passear, em consumir, em pechinchar, então este ano a Black Friday mostra ser mais importante, mas lembrando que a gente tá falando de Black Friday de verdade, de promoção de verdade, desconto de verdade, não essas estratégias fraudulentas que a gente vê costumeiramente. A Black Friday existe, mas a gente só consegue lembrar do que é ruim, do que é bom a gente não lembra, então é bom frisar, que a Black Friday deve ser de verdade e ela existe. É importante o consumidor acompanhar a evolução do preço”, alerta Hamud para que o consumidor não caia em uma “black fraude”. “Esta é uma data em que o consumidor o está aguardando sim, e está há 10 anos no calendário. O parnanguara está muito otimista, e com certeza ela deve gastar mais este ano”, completa.
Paraná
Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae Paraná, 26,7% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday.
Produtos
Os produtos mais procurados pelos consumidores na Black Friday são eletrônicos, com 52,7%. Na sequência ficam os itens de vestuário e calçados (33%), eletrodomésticos (27,5%), cursos (4,4%), livros e afins (4,4%), brinquedos (3,3%), viagens e turismo (3,3%) e serviços (1,1%).
Média de gastos
Quem vai comprar na Black Friday deste ano está propenso a gastar mais segundo a sondagem. O valor médio das compras será de R$ 770,12, alta de 8,35% quando comparado aos R$ 710,80 do ano passado.
Pesquisa de preços
Para 37,5% dos consumidores, as pesquisas de preço para a Black Friday são feitas uma semana antes do evento, que neste ano está marcado para acontecer no dia 25 de novembro. Outros 25% monitoram as ofertas um mês antes da data e 3,1% mais de um mês. E há uma parcela considerável, de 34,4%, que não faz pesquisa de preços.
Com informações da Fecomércio PR