conecte-se conosco

Economia

Escritório de Compras Públicas apresenta resultados positivos aos pequenos e médios empresários

Local foi inaugurado há três meses em Paranaguá

Publicado

em

Foto: Secom/PMP

Há apenas três meses, foi inaugurado o Escritório de Compras Públicas. Apesar do pouco tempo, o local, que conta com parceria do Sebrae e tem objetivo de capacitar micro e pequenas empresas regionais para participarem dos processos licitatórios do Poder Público, tem gerado resultados positivos aos micros e pequenos empreendedores.

“Temos observado um maior número de empresas instaladas em Paranaguá procurando o Escritório de Compras para buscar informações e se preparar para licitações. Além disso, já tivemos empresas parnanguaras vencendo nos processos licitatórios. Muitas vezes, as pequenas e médias empresas não participam do certame por desconhecimento dos passos dos trâmites e hoje temos um espaço para auxiliá-las com as dúvidas”, destaca a secretária municipal de Governo, Luciana Costa.

“As licitações são projetadas para promover a concorrência justa entre os fornecedores. Isso significa que mesmo os microempreendedores têm a chance de competir com empresas maiores e estabelecidas. O processo de licitação valoriza fatores como preço, qualidade e capacidade de entrega, permitindo que os microempreendedores se destaquem com suas vantagens competitivas específicas”, reforça a secretária de Governo.

No Escritório de Compras, o empresário poderá receber orientações e capacitações para ter mais tranquilidade ao participar de licitações públicas. “Pode parecer difícil, mas não é. Com a orientação correta, com um espaço para sanar desde dúvidas mais comuns às mais complexas, esse pequeno empreendedor poderá se sentir mais seguro em participar dos certames. E nos deixa muito felizes saber que empresas parnanguaras estão participando e já tivemos, inclusive, vencedoras no processo licitatório”, ressalta Luciana Costa.

A empresa Vip Car Estética Automotiva Ltda., participou da licitação, ganhou e já está atendendo ao município. “Nunca havíamos participado de licitação antes, utilizamos o Escritório de Compras para sanar dúvidas, obter orientações mais precisas sobre os processos licitatórios e tivemos um atendimento muito bom que nos auxiliou muito. Temos certeza que será uma ótima experiência e estamos oferecendo com qualidade os serviços ao Município”, salienta a proprietária da empresa, Pamela Rodrigues dos Santos.

A participação em licitações pode ser de grande importância para os microempreendedores por diversas razões. Conheça algumas vantagens:

– Acesso a novos clientes: as licitações oferecem a oportunidade de fornecer produtos ou serviços para órgãos públicos, ampliando o mercado de atuação do microempreendedor. Essa participação pode levar a contratos de longo prazo e fornecer uma base sólida de clientes.

– Estabilidade e previsibilidade: ao vencer uma licitação e assinar um contrato com um órgão público, o microempreendedor obtém uma fonte estável de receita. Isso ajuda a garantir um fluxo de caixa consistente e pode contribuir para a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

– Credibilidade e reputação: participar de licitações e vencer contratos com órgãos públicos pode aumentar a credibilidade e a reputação do microempreendedor. Ser capaz de exibir experiência em fornecer para o setor público pode abrir portas para oportunidades futuras, incluindo contratos com outras empresas e organizações.

– Desenvolvimento empresarial: a participação em licitações pode exigir que o microempreendedor desenvolva e aprimore suas habilidades empresariais. O processo de preparação de uma proposta de licitação, cumprimento dos requisitos legais e contratuais, e a execução do contrato, tudo isso contribui para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

“A participação em licitações requer um planejamento, uma compreensão dos requisitos e procedimentos envolvidos, bem como a capacidade de atender às demandas específicas do setor público e é nesse processo que entra o Escritório de Compras como auxílio nas dúvidas dos empresários”, enfatiza Luciana Costa.

Para conhecer mais sobre o Escritório de Compras, basta acessar o site www.paranagua.pr.gov.br/compras. O Escritório está localizado na sede administrativa da Prefeitura de Paranaguá, no Centro.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress