O vencimento, em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 em Paranaguá, de acordo com o decreto 2408/2021, acontece no dia 12 de abril. O desconto para quem pagar nesta modalidade ficou estabelecido em 12%, neste ano.
Caso o contribuinte opte pelo pagamento parcelado em até seis parcelas, terá a primeira parcela vencendo também no dia 12/04/2021.
O IPTU poderá ser dividido em seis parcelas (iguais e sucessivas) para o dia 12 de abril e nos meses subsequentes, terminando no dia 13 de setembro, a seguir:
1.ª parcela, até o dia 12 de abril de 2021;
2.ª parcela, até o dia 12 de maio de 2021;
3.ª parcela, até o dia 11 de junho de 2021;
4.ª parcela, até o dia 12 de julho de 2021;
5.ª parcela, até o dia 12 de agosto de 2021;
6.ª parcela, até o dia 13 de setembro de 2021.
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria da Fazenda (Semfa), informa também que a previsão de entrega, por parte dos Correios, é o final do mês de março. Todos os contribuintes podem retirar o carnê via internet, acessando o site da Prefeitura de Paranaguá no endereço www.paranagua.pr.gov.br.
O contribuinte que precisar solicitar revisão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve protocolar o pedido até o dia 30 de junho. Como em anos anteriores, o valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50.
Já o prazo para solicitação de isenção de IPTU por patologia, é dia 30 de outubro.
O secretário municipal da Fazenda, Maurício Coutinho, fala da importância do imposto para a manutenção dos serviços do município. “A arrecadação do IPTU é importante para a manutenção dos serviços realizados pela prefeitura. A verba do IPTU é aplicada na saúde, segurança, educação, obras, etc, são ações que beneficiam a população proporcionando maior qualidade de vida aos parnanguaras”, destaca Maurício Coutinho.
Leia também: Expectativa do comércio para a Páscoa é de leve aumento nas vendas