conecte-se conosco

Direito & Justiça

Paranaguá voltará a ter atendimento da Defensoria Pública, diz deputado Bakri

Anúncio foi realizado pelo líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, e pelo Assessor de Projetos Especiais da Defensoria Pública do Paraná, Dr. Matheus Munhoz, que estavam acompanhados pelo Coordenador Regional do Litoral Arnaldo Maranhão e o vereador Luizinho Maranhão

Publicado

em

O deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia, esteve cumprindo agenda de trabalho em Paranaguá, na quinta-feira, 11, esteve fazendo visitas no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, nos colégios estaduais Helena Sundin (Costeira), e Cidália Rebelo Gomes (Ilha dos Valadares), e dentre os assuntos tratados, anunciou a retomada dos atendimentos da Defensoria Pública do Estado, no município de Paranaguá.

Bakri estava acompanhado do Assessor de Projetos Especiais da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Defensor Público Matheus Cavalcanti Munhoz, e do Coordenador Regional do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão e do vereador Luiz de Sá Maranhão Neto, o Luizinho Maranhão.

“Estamos aqui acompanhados do Dr. Matheus, que representa a Defensoria Pública do Paraná, é um pleito antigo do município que nos foi trazido pelo nosso vereador Maranhão e pelo nosso representante do estado no litoral, o Arnaldo Maranhão, por toda a nossa comunidade, é uma defensoria pública de Paranaguá. Uma cidade tão importante como Paranaguá precisa ter este instrumento tão importante de ajuda aquelas pessoas que mais precisam, aqueles nossos irmãos que que mais precisam deste instrumento. Tenho muito orgulho da Defensoria Pública do Paraná. Uma defensoria séria, humana, que atende muito bem a população e que certamente fará a diferença na vida do parnanguara”, enfatizou Bakri.   

Dr. Matheus Munhoz explicou como vai funcionar este projeto da Defensoria Pública em Paranaguá. “A Defensoria está acompanhando a agenda do deputado Hussein Bakri em Paranaguá, para anunciar um importante projeto que temos para a cidade. A defensoria está se planejando para retomar as atividades em Paranaguá, no primeiro momento lançaremos um posto de atendimento avançado da Defensoria Pública que de início vamos prestar orientação jurídica, vamos fazer as resoluções extrajudiciais dos conflitos, vamos fazer conciliação, mediação, já abraçando uma grande demanda da população hipossuficiente da cidade. E em um segundo momento, em parceria com o Poder Executivo Estadual, vamos lançar a nossa sede própria, para enviarmos defensores públicos e fazer o atendimento completo da população aqui na cidade de Paranaguá”, destacou o defensor público, enfatizando que a primeira etapa deverá estar funcionando até o primeiro trimestre de 2022. “A primeira etapa falta finalizarmos as parcerias que estamos buscando para buscar o espaço para o atendimento, treinar os profissionais que vão prestar este atendimento, e acredito que já para o primeiro trimestre de 2022, já esteja fazendo a inauguração deste posto de atendimento. O nosso quarto concurso de defensor público está previsto para sair o edital ainda em novembro, e no máximo no início de janeiro, esse concurso vai viabilizar o envio de defensores públicos para a cidade. De início trabalharemos com uma equipe sob supervisão para o meu setor de assessoria de projetos especiais, vamos estar prestando esse atendimento à população de forma de orientação jurídica, vamos fazer as resoluções extrajudiciais dos conflitos, e encerrando o nosso concurso em parceria com o Governo do Estado vamos encaminhar defensores públicos aqui para retomar de uma forma completa o nosso atendimento na cidade”, completou.

O Coordenador Regional do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, celebrou a notícia da retomada do atendimento da Defensoria Pública em Paranaguá. “Muito importante a visita do líder do governo, deputado Hussein Bakri, em nossa cidade trazendo investimento na área de educação, para o Colégio Cidália uma obra de mais e 3 milhões de reais, para o Colégio Helena Viana Sundin com recursos garantidos para a reforma no montante de mais de um milhão de reais, e também a Defensoria Pública um grande anseio da população mais carente de Paranaguá que não tem condições de pagar por um advogado. Ouvimos o Dr. Matheus, representante do órgão, e vejo com grande importância estes investimentos do Governador Ratinho Júnior no litoral do Paraná como um todo. A questão da Defensoria Pública é de fundamental importância, uma parceria do município, Governo do Estado, até o Porto de Paranaguá, todo mundo junto para que possamos ter uma cidade melhor, com mais qualidade de vida e uma região mais próspera”, destacou Arnaldo Maranhão.

Defensoria Pública     

A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados