Direito & Justiça

Novo programa “Justiça Eleitoral Por Elas” busca ampliar participação feminina na política

Iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)

rq9b9ufm

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, lançou o programa “Justiça Eleitoral Por Elas”. O objetivo é incentivar e ampliar a participação das mulheres na política, enfrentando a desigualdade de gênero.

“A maioria de nosso eleitorado é feminino. Mas isso não se reflete na representatividade que deveria ter. O Projeto Justiça Eleitoral Por Elas visa promover estratégias para um maior protagonismo político delas”, destacou o desembargador Coimbra de Moura.

O projeto será coordenado pela Dra. Luciani Tesseroli Maronezi, coordenadora-geral da Comissão das Mulheres do TRE-PR. Ela reforça a proposta do projeto de visar “a conscientização e valorização feminina, à frente de seu espaço em todos os segmentos da sociedade, notadamente com a efetiva participação na política e conquista do que lhe é seu por direito”.

A proposta também cria mecanismos e metodologias que possam assegurar a formação política de mulheres em todo o Paraná.

Participação política

“Representamos mais da metade da população brasileira, daí a importância da adoção de ações afirmativas no empoderamento feminino e combate às distorções históricas”, complementou Dra. Luciani.

As eleições gerais de 2018 registraram o maior aumento na participação política de mulheres desde que o direito delas ao voto foi implementado, em 1932. O total de cadeiras ocupadas por mulheres na Câmara e no Senado foi de 15%. Já nas eleições municipais de 2020, somente 12% das mulheres foram eleitas como prefeitas.

Reuniões

Duas reuniões vinculadas ao novo programa já foram realizadas. A primeira delas aconteceu na quinta-feira, 2, para conhecer o trabalho da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba, alinhando ações entre o Legislativo e a Justiça Eleitoral do Paraná.

Outra reunião, realizada no dia 3, buscou o alinhamento das ações entre o TRE-PR e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a temática mulheres na política.

Fonte: Secom/TRE-PR

https://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2022/Junho/novo-programa-201cjustica-eleitoral-por-elas201d-busca-ampliar-participacao-feminina-na-politica

Você também poderá gostar

Novo programa “Justiça Eleitoral Por Elas” busca ampliar participação feminina na política

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Novo programa “Justiça Eleitoral Por Elas” busca ampliar participação feminina na política

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.